Siga-nos no Twitter Terramar no Orkut Terramar no Facebook
Home > Notícias > Café pode proteger o fígado contra os danos da hepatite, sugere estudo

Notícias

Café pode proteger o fígado contra os danos da hepatite, sugere estudo

Em testes com 766 pacientes com danos associados à hepatite C, os pesquisadores do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos descobriram que aqueles que tomavam mais xícaras de café por dia eram 53% menos propensos a ter progressão da doença hepática em quatro anos, comparados àqueles que não consumiam a bebida.

Os especialistas destacam que o café poderia ter esse efeito através de diversos mecanismos. Um deles seria alterando a atividade da insulina - hormônio que regula o açúcar do sangue -, pois, no estudo, os bebedores de café tenderam a ter menores níveis de insulina no sangue. Além disso, o café contém diversos componentes antioxidantes, o que faria com que protegesse os tecidos do fígado do estresse oxidativo que danifica as células.

Embora os resultados sejam interessantes e se alinhem com os de outras pesquisas anteriores, que indicam que os bebedores de café têm menor risco de desenvolver doenças hepáticas, os pesquisadores sugerem cautela em sua interpretação. Segundo eles, o estudo não prova que o café, por si só, protege o fígado de danos da hepatite e, por isso, são necessários mais estudos antes de se recomendar que os pacientes aumentem seu consumo da bebida.



Fonte: Hepatology. Novembro de 2009

<< Voltar

Envie seu e-mail e receba nossos informativos

Busca

Ainda não encontrou o que procurava? Faça uma busca.